terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Qual o sentido da vida?

A palavra sentido em física refere-se a destino. Para onde se vai. Então, para onde a vida vai? Qual o nosso destino? Qual o fim?

Sendo assim, quando se fala em sentido da vida, imaginamos que tenha alguma coisa a ver com aspirações, com aquilo que se busca, com aquilo que se almeja. Sua vida tem sentido, então, se você sabe para onde vai.

Diz um ditado que para quem não sabe para onde vai qualquer caminho é bom. Mas, em compensação, é difícil haver realização pessoal... será tudo uma mesmice, uma sucessão de dias. Uma chatice, um labor, um tédio... porque não se sabe o que se busca, então não há conquistas. Apenas um dia depois do outro, intercalados por minutos.

Quando a gente sabe pra onde vai, então cada passo a cada dia tem um valor. Mesmo quando se recua, se sabe que se recuou, então há um propósito, uma meta, que dá novo ânimo e leva a empreender novos passos.

O desafio do homem moderno, em meio a um turbilhão de idéias, é achar o sentido para sua vida.

O mais triste é quando este sentido se perde no caminho. Como se você estivesse seguindo um caminho, no meio de terra desconhecida, mas com um mapa e uma bússola. Em determinado momento, este mapa se rasgou e a bússola quebrou. Você está perdido. O que fazer?

Eu me pergunto o que fazer. Porque perdi o Norte. A cada novo passo que dou, talvez esteja avançando, talvez esteja recuando. Talves esteja seguindo ao largo. Não sei, não tenho como saber.

Eu olho pro alto e penso: talvez o Sol possa me guiar. Porque no momento não me parece certo se o problema foram as ferramentas que foram avariadas ou se o destino é que foi mal definido.

O pelotão não existe mais. Não sei exatamente quando, mas aos poucos se foram. Agora estou só.

Volto-me ao Sol. Ele tem o seu poente e o seu nascente, independentemente do que ocorre em minha vida. Pode não parecer muito, mas de repente é tudo o que tenho. Sem ele, não posso ver nada e não posso sentir nada, ao meu redor.

Que o Sol me faça recobrar o ânimo, subir no alto da árvore mais elevada e redefinir o destino... onde tudo fará sentido. E daí, só apertar o passo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário