quarta-feira, 23 de julho de 2008

Dicas e etiqueta para Internet

Há algumas regras de etiquetas na web que nem todo mundo sabe. Se você é novo neste ambiente, então - devo adverti-lo - trata-se de leitura obrigatória. Mas, se você já navega a muito tempo, de toda forma, pode vir a descobrir algo novo...

Evitando Spams
Spams são aquelas mensagens que você nunca pediu e que vivem enchendo nossas caixas de emails de porcarias, inclusive links fraudulentos e vírus. Há algo que se pode fazer para evitar estas mensagens não só pra você quanto pra sua rede de relacionamentos. Quando for enviar mensagens para pessoas que não se relacionam entre si, em vez de postar o endereço dos destinatários no campo "Para", use o campo CCO (que significa "com cópia oculta"). Isso vai fazer com que os destinatários da mensagem não saibam que outras pessoas receberam a mesma mensagem, pois os endereços não serão exibidos para eles.

Por que isso evita Spams? Pense bem: por emails circulam muitas piadas, correntes ou mensagens bonitinhas em powerpoint, que já passaram por muitas pessoas antes de você e possivelmente ainda passarão por muitas outras, até que pare na mão de algum spammer (alguém que pratica spam), que recolherá todos aqueles endereços e cadastrará em sua base, ou para vender, ou para ficar mandando mensagens, na esperança que uma entre mil pessoas se interesse. Você acaba com a graça dele quando utiliza CCO (ou BCC, em inglês).

Textos em caixa alta
É deselegante. Os especialistas insistem que isso deve ser interpretado como se uma pessoa falasse com você gritando. Pode parecer exagero, mas você há de concordar que um texto escrito com maiúsculas apenas onde se exige torna-se mais leve e educado. De repente, use palavras inteiras em caracteres maiúsculos apenas quando quiser destacar algo (e não houve possibilidade de formatação, como negrito, por exemplo).

Respondendo emails
Já vi gente respondendo email embaixo da mensagem original, como se fosse um caderno. Cara, é incrível, mas acontece. Não faça isso, talvez sua mensagem não seja nem vista. Você lê o email e escreve no topo, depois de clicar em responder. Aí, quando a pessoa lá receber vai ver de cara sua resposta, e só vai ler o que está embaixo se quiser saber do histórico.

Emails são frios. Mas os usuários nem sempre...
Cuidado com a forma com se expressa nos emails. Nem sempre as ironias são percebidas. Não há expressão, apenas palavras frias. Então, seja o mais claro possível, e sempre que possível prefira um telefonema, pois o tom das palavras poderá ser mais elucidativo.

Se algum email te tirar do sério e você quiser responder logo, pode até escrever, mas não é recomendável enviá-lo assim, pois assim como as pessoas falam o que não devem quando estão irritadas, também escrevem. Só que o que foi dito é mais fácil de esquecer do que o que está registrado num email. Então, salve como rascunho, e depois quando estiver calmo, revise-o antes de enviar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário