domingo, 15 de fevereiro de 2009

Identidade e Imagem

Um grande problema de gestão para boa parte das organizações diz respeito à sua própria identidade. Se elas sabem realmente quem são e se transmitem devidamente uma imagem correta disto.
Mas digamos que a organização sabe bem qual o seu negócio, tem sua filosofia empresarial bem definida (missão, visão, valores) e utiliza-os verdadeiramente como critério para suas decisões. Isso não é pouca coisa, muitas empresas se perdem neste caminho. Se a empresa já tem isto, então meio caminho andado. Mas o caminho completo se dá quando todos os os stakeholders, isto é, todo as pessoas envolvidas (parceiros, colaboradores, fornecedores, clientes...) entederem isso sem grandes distorções.
Como diriam os romanos: “à mulher de César, não basta ser honesta: tem que também parecer”. Ou ainda, como diria Oscar Wilde: "Só os tolos não julgam pelas aparências".

O que é Identidade?
É o conjunto de elementos combinados que diferenciam algo ou alguém. Essência, princípios, crenças, manias, defeitos, qualidades, aspirações, sonhos, limitações...

O que é Imagem?
É a projeção da identidade, sempre sofrendo interpretações pelo receptor.

Desafio:
O grande desafio da gestão da identidade corporativa é diminuir ao máximo a discrepância entre a identidade e a imagem. Ou, conforme o público-alvo, ajustar a imagem para que transmita a identidade da forma mais apropriada possível, sem descuidar da verdade e da ética.

A identidade é o que você é. A Imagem, o que você parece ser...
Para ser íntegro, sua imagem e identidade devem ser uma só.
Íntegro: homem de uma peça só, que não se divide
Autor: © Anderson Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário