domingo, 7 de março de 2010

Dois amigos e uma intrusa... velho clichê ameaçando relações

Noite de sábado e está passando "Cidade baixa" no Supercine. Filme nacional de 2005 com Lázaro Ramos e Wagner Moura, que na minha opinião são dois excelentes atores da atualidade. O filme não tem nada de extraordinário, e inclusive a temática é meio clichê, pois traz à discussão o tema do triângulo amoroso pondo em risco o relacionamento entre dois amigos.

Vendo o filme achei oportuno escrever alguma coisa por aqui, afinal faz tempo que não redijo nada sobe comportamento, coisa que bem gosto de fazer, e não fica bem pra este blog ficar enchendo linguiça, só pondo piadas. É mais clichê ainda.

Então, o filme nos provoca quanto ao valor que damos a uma amizade e o peso das paixões que surgem no meio do caminho e que, eventualmente, são compartilhadas entre os dois. Quando isso ocorre, e não raramente ocorre, a primeira reação dos amigos, quase que instintivamente juram que a amizade é maior, que não vão pôr em risco ela por conta de uma mulher. Mesmo assim, quando se dá conta, já era. A coisa já rolou, desenrolou-se, não sem descaso por parte da mulher. Mudam alguns detalhes, mas geralmente é assim que ocorre.

Agora vão achar que eu sou machista, mas o fato é que dá pra gente constatar que o valor de uma amizade para os homens é muito maior do que para as mulheres. Para os homens, algumas amizades são inegociáveis, mas para as mulheres parece ser muito comum disputar homens.

É por isso que nós homens achamos que a mulher pivô deste conflito geralmente é uma mulher safada, leviana. Por se permitir gerar este conflito. Mas o fato é que quando uma amizade é desfeita por esta paixão, muitas vezes fulgás, isto é, que passará tanto pra um quanto pro outro, é porque a amizade não era assim tão verdadeira. Eu mesmo perdi dois "grandes amigos" que muito prezava por causa de uma destas periguetes por quem estava apaixonado. Segui todas aquelas etapas apenas para hoje me dar conta que ela não valia isso e aqueles amigos não eram assim tão amigos (analisando mutualmente). São aprendizados da vida. 

E você, o que pensa do assunto? Deixe sua opinião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário