domingo, 2 de maio de 2010

Homem de Ferro 2 mantém o entusiasmo

Ontem assisti "Homem de Ferro 2". Para muita gente, trata-se de mais um besterol - que seja, pois a vida também é feita de descontração, e se não fosse o que você estaria fazendo nesse site?

Mas a verdade é que, para um aficionado como eu, é sempre um bom trabalho a ser conferido. Muita expectativa gerada pelos estudios Marvel. E ontem fui conferir o resultado.

O primeiro filme da série superou todas as expectativas, deixando-o num nível muito aproximado da série Homem-aranha. Robert Downey Jr. caiu numa luva no papel de Tony Stark, um playboy com problemas com bebidas e um ego de proporcções extraordinárias.

Pelo visto, observamos que este tem sido o segredo de filmes como Homem-aranha e Homem de Ferro. Sair do clichê do homem perfeito. Enquanto o Homem-aranha é um jovem que tem grande dificuldade em conciliar seus estudos e seu trabalho como estagiário num jornal com a grande responsabilidade de administrar seus poderes, o Homem de Ferro tem problemas morais gravíssimos, e faz muitas coisas certas mas talvez pelos motivos errados. É irresponsável, mas disponível. Assim nos quadrinhos, porém muito mais intensamente na pele do Downey.

Muito diferente do Superman chato encarnado por Christopher Reeve há algumas décadas, que sequer era capaz de mentir.

O fato é que se o Homem de Ferro salvou Robert Downey Jr ou Robert Downey Jr. salvou o Homem de Ferro é difícil saber. A mídia reporta que o ator possuia muitas semelhanças com o alter ego do herói. Afastado das telonas por problemas recorrentes com drogas, já havia conquistado vários prêmios no cinema, incluindo indicações para o Oscar.

Quanto ao segundo filme da série, quem gostou do primeiro gostará do segundo. Ação e muito trabalho dando consistência à construção do personagem, sua história e origem.
O filme também prepara a série de cross over, isto é, enlaces com outros filmes que estão sendo trabalhados pelos estudiso Marvel. Por isso, a participação de Samuel L. Jackson deixa de ser uma ponta e toma outra dimensão quando seu personagem Nick Fury parece espionar as ações do herói visando convocá-lo - ou não - para integrar o grupo de heróis que está montando: os Vingadores.

Destaque também para a atuação de Scarlett Johansson, no papel de Natasha Romanoff. Suas cenas de ação são perfeitas, ela luta com charme e elegância. Ninguém cita o nome da heroína no filme, mas nos quadrinhos seria a espiã russa Viúva Negra.

O filme ainda conta com Don Cheadle no papel do militar Jim Rhodes e Mickey Rourke no papel de Ivan Vanko.

O próximo filme da série é Thor, e o filme dá pistas disso. A principal delas está depois dos créditos, portanto não tenha pressa em deixar a sala de cinema. Guarde pipocas para essa parte. Pra mim não surpreende tal surpresa, pois os estudios Marvel tem sempre deixado alguma cereja para depois dos créditos.

Marvel é detentora dos personagens da chamada "casa de ideias" mundialmente conhecidos - Homem-aranha, Hulk, Homem de Ferro, X-Men, Quarteto Fantástico, Demolidor, Justiceiro, Elektra, só pra citar alguns que já tiveram sua versão nas telonas.

A Marvel não é dententora de personagens como Batman, Superman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Aquaman. Estes pertencem à principal concorrente da Marvel, a DC Comics. No Brasil as duas editoras originais são reproduzidas pela Panini Comics.

Nenhum comentário:

Postar um comentário