terça-feira, 8 de junho de 2010

Carta a um filho em seu nascimento

Eu queria ter tido tempo para arrumar melhor as minhas coisas, jogado fora papeis inúteis, me livrado de revistas que nunca mais lerei novamente.

Eu queria ter tido tempo para mudar o mundo ao meu redor, resolvido os problemas da falta de amor e de fraternidade entre os homens. Para que você pudesse andar na rua sem perigos em cada esquina, sem enganos e mentiras.

Queria ter feito tudo isso pra você. Pra que você encontrasse um mundo melhor, de verdadeira prosperidade e sem crise de valores. Onde família, verdade e amor fossem palavras de ordem. Onde os filhos entendessem e respeitassem seus pais e não sentissem em suas costas o peso dos sonhos dos pais. E onde os pais entendessem e respeitassem os seus filhos e se maravilhassem em ver seus filhos crescerem buscando a realização dos seus próprios sonhos.


Mas não foi possível. Você virá ao mundo dentro de algumas horas, e tudo o que tenho pra te oferecer é a verdade nua e crua de um mundo duro, desigual, frio. Superpopuloso, mas individualista.

Você verá a luz. Você já existe, um pequeno milagre em nossas vidas. Depois de seus pais atravessarem trinta e cinco anos, você virá a luz começar uma nova história. Seus pais viveram momentos marcantes de suas próprias vidas, enfrentaram lutas e tomaram decisões que definiram para sempre os rumos de suas vidas. Decisões que trouxeram você não como um detalhe, mas como um marco. Nossas vidas nunca mais serão as mesmas.

Não há muitas certezas que possamos ter em nossas vidas, exceto que já te amamos de uma forma única, inédita. Você inaugura um novo espaço em nossos corações que não sabíamos que existia. Agora que você existe, sabemos que temos a obrigação de nos tornarmos pessoas ainda melhores, para que você também possa desenvolver o melhor que a natureza tenha proporcionado pra você.

Que Deus Nosso Senhor nos mostre o caminho a seguir para que possamos ser os melhores exemplos que nossa natureza permite que sejamos. Que você seja educado pelos nossos atos muito mais do que pelas palavras, e que em todas as decisões que tenhamos que tomar por você sejam pautadas no amor, e que isso esteja claro pra você.

Você nem nasceu, mas já é o maior legado que podemos deixar nesse mundo, como perpetuação de nosssa existência.
Mas nunca se esqueça de Deus. Deus! Deus nunca decepciona, nunca falha, nunca erra.

Ele sempre escuta, sempre está presente. Você sempre poderá contar com ele. Inclusive quando não estivermos mais por aqui.

E não espere sempre sentir a presença de Deus. Deus não é sentimento. É mais do que isso. Também não procure entender Deus. Ele não é uma lógica. É mais do que isso. Ele simplesmente é, e precisamos dele mais do que do ar. Podemos parar de respirar por alguns segundos, mas sem Deus por nós não sobrevivemos por uma fração qualquer do tempo.

As pessoas te decepcionarão. Se até com seu pai e com sua mãe você terá problemas, sobretudo na adolescência, o que dirá com os amigos. Mas tudo isso é normal, e você perceberá que, por mais duro que possa parecer, amar não é tudo; que as pessoas amam de formas diferentes, e até antiéticas. Por isso, eventualmente você terá dificuldade em distinguir quem realmente te ama de quem só quer te usar. Mas em casa você encontrará seu porto-seguro, por isso quando houver dúvida sobre as pessoas ao seu redor, volte-se pra sua família pra ver se os fatos se iluminam mais.

E talvez você consiga consertar as coisas para os netos de seu pai e de sua mãe. Para os seus filhos.
Feliz natal, Daniel. Seja bem-vindo à vida!
 
Autor: Anderson Pontes, 06/08/2010

Um comentário:

  1. Oi,
    Sou conhecida de Maísa, sua sogra, e de Tatiana tb ( vizinhança de Petrolina). Fiquei maravilhada com esta carta. Um dia quando Daniel souber não apenas ler, mas também souber interpretar, ele verá o poder real das suas palavras. Felicidades a esta família!!! Abraços!

    ResponderExcluir