quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O mundo ainda se acaba no trânsito

Acredito que se, ao comprar um carro, recebêssemos um revólver junto, para deixar no porta luvas, não haveria polícia ou exército que pudesse manter a ordem nas cidades. Porque num fenômeno surpreendente de nossos dias, digno de ser amplamente estudado, o ser humano se transforma ao sentar no banco do motorista e conduzir um carro.

Por trás do volante, descobrimos quem são as pessoas. Seus escrupulos, sua honestidade, sua educação, sua civilidade. As vezes tenho vontade de pegar minha câmera e sair filmando as aberrações que se comete no trânsito, e estou certo de que, mesmo num pequeno trajeto seria possível flagar bastantes atrocidades. Mas aí eu estaria cometendo um erro também, então melhor esperar uma oportunidade para fazer isso quando estiver como passageiro.

Se quisermos viver num mundo melhor, precisamos começar a ser civilizados no trânsito. Há ações simples que podemos fazer para o bem da sociedade e para a ordem pública. Respeite os demais condutores e seja respeitado também.

Essas lições deveriam ser aprendidas ou reforçadas pelas auto-escolas, mas parece que estão ocupados demais contando dinheiro para se preocuparem. Confiram grandes melhorias que poderíamos aplicar:

• Sinalize antes de dobrar pra direita ou pra esquerda. Não dá choque, e além do mais pode prevenir uma trombada de um motoqueiro que possa estar dirigindo num ponto cego do seu retrovisor.

• É educado também ficar em faixas definidas, em vez de ficar de um lado pro outro atrapalhando quem quer e precisa ir mais rápido do que você. A faixa não está alí porque é bonitinha.

• Não dirija lentamente na faixa da esquerda em vias de duas faixas (como a avenida Caxangá, aqui no Recife). Segundo o código de trânsito, essa faixa é para ultrapassagens, então ceda passagem ou pise no acelerador!

• Não fale ao celular enquanto dirige, a não ser que você tenha três mãos e possa utilizar uma delas para segurar o telefone.

• Não pare em fila dupla, sobretudo em avenidas supermovimentadas em horário de rush. Não é justo causar grandes engarrafamentos porque alguém não está disposto a caminhar um pouco mais.

• Não feche cruzamentos. Pode até não ter uma câmera para que você seja penalizado, mas lembre-se de que ôutro alguém poderia estar fechando o cruzamento e você poderia estar tentando passar.

• Não pare na faixa de trânsito, em na entrada de estacionamentos ou sob calçadas.

Parabéns se você não tem essas práticas na direção. Você certamente é uma exceção, por mais óbvio que sejam essas orientações. Aos demais, aqueles que são campeões de imprudências e desrespeito aos demais e às leis, é lamentável o fracasso de seus pais em educá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário