sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Os amigos e os amigos

Nesta vida nós vamos encontrar amigos e amigos. Amigos que são fiéis e amigos que são oportunos. Alguns fazem participações especiais em nossas vidas e se vão, tendo conquistado nossos corações para sempre. Há outros que caminham conosco, ao nosso lado, acompanham-nos com o olhar e sabem dos acontecimentos. Vivem alguns momentos conosco ao longo dos anos. Mas não podemos contar com eles, pois quando mais precisarmos nos faltarão. Não têm nenhum compromisso conosco.

Eu descobri que carisma não mede o valor de uma pessoa. Pessoas simpáticas e educadas também podem ser fracas e sem caráter. O valor dos amigos é medido no fogo. Quando estão do seu lado, sem pedir justificativas. Mesmo no silêncio.

Eu descobri que a gente se decepciona com muitas pessoas. E a gente também decepciona muitas delas. Mas as pessoas são livres para amar quem queiram e como queiram, e não há nada que se possa fazer a respeito. Por isso, é preciso respeitar as idéias e admirar sua coerência de vida. E ter dó dos covardes e falsos. Porque independentemente das bandeiras que ergam, nunca serão dignos de sua confiança e amizade.

Eu descobri que perdão não tem a ver com mérito. É preciso perdoar as pessoas mesmo que você julgue que elas não merecem. Perdão tem a ver com redenção própria, com paz de espírito, com sua qualidade de vida. Perdõe, mas não ofereça a outra face a quem não te convence.

Eu descobri que quem conta uma história conta sempre uma versão. E que infelizmente a primeira versão quase sempre é tida como verdadeira. Se a versão te ofende, você tem duas opções: se defender ou calar. Se o amigo for verdadeiro, nada precisará ser dito. Mas se você quiser honrá-lo, ele escutará de bom grado. Se o amigo for covarde e falso, as palavras serão necessárias. Ele as escutará, mas como juiz que toma um testemunho e depois poderá usar suas palavras contra você. Melhor, então, calar.

Eu tenho amigos. Agora, aos 33 anos, eu sei que tenho amigos. Muito menos do pensava ter dez anos atrás. O número deles é bem menor do que eu imaginava. Muito menor. Mas já foram provados pelo fogo e, de certa forma, comigo se queimaram... pra renascer purificados.

Não há mais o que dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário