sexta-feira, 21 de março de 2008

Começando a criar um fundo de investimento

É incrível a resistência de algumas pessoas a outros investimentos senão a poupança. Como se vivêssemos ainda naquele tempo onde a inflação alcançava dois dígitos a cada mês.

Tem gente que prefere investir em Título de Capitalização. Fico perplexo. Porque o rendimento deste investimento é menor do que o da poupança. É muito mais uma loteria com reembolso, onde você ganha se for sorteado. Senão, tem devolvido valor menor do que aplicou.

Tenho assistido os comentários de Mauro Halfeld na rádio CBN diariamente enquanto dirijo ao trabalho. Ele sempre responde dúvidas sobre dinheiro. E uma coisa que aprendi e tem bastante aplicação para mim são as prioridades econômicas, a saber:

Começar pelo Certificado de Depósito Bancário. O CDB oferece a mesma segurança da poupança com rendimentos superiores. E, da mesma forma, pode ser sacado a qualquer momentos - mas só vale a pena pensar em sacar depois de 30 dias. Podem ser pré-fixados ou pós-fixados. O ideal é conseguir uma economia equivalente a três meses de salário nesta aplicação. É o que Halfeld chama de Fundo de Emergência.

Depois disso, importante pensar numa previdência privada, que costuma estar indexado também em fundos com rendimentos igualmente interessantes.

No meu caso, a movimentação é toda feita no Itau, onde tenho conta por mais de dez anos. Mas pode ser qualquer outro, desde que seja de primeira linha, isto é, ofereça a credibilidade de quem lida com dinheiro há um bom tempo.

Bom, não sou especialista, meu conhecimento é mais do que básico e o meu perfil é conservador... mas, pelo amor de Deus, ninguém venha me falar em Título de Capitalização!

Serviço:

Nenhum comentário:

Postar um comentário