terça-feira, 15 de julho de 2008

Marketing - conceitos básicos

Muita gente pensa que sabe o que é marketing. Quando entrei na faculdade, fazia apenas uma idéia. Não, antes que alguém levante o dedo e diga: "eu sei!", vou logo alertando: marketing não é apenas propaganda.

A seguir, um extrato que fiz para disponibilizar para alguns clientes a quem atendo em consultoria de marketing e comunicação empresarial. São trechos do livro "Administração de Marketing", de Phillip Kotler (chamado de "o Papa" do Marketing):

O sucesso empresarial não é determinado pelo fabricante, mas pelo consumidor. (pág. 22)

Muitas empresas ainda planejam seus produtos sem o input do consumidor, apenas para encontrá-los, depois, rejeitados pelo mercado. (pág. 27)

O sucesso (...) está fundamentado na visão da empresa em relação ao consumidor e ao mercado. (pág. 27)

Os fabricantes cometem o erro de prestar mais atenção aos seus produtos físicos do que aos serviços produzidos pelos mesmos. (pág. 28)

Valor é “a satisfação das exigências do consumidor ao menor custo possível de aquisição, propriedade e uso”. (pág. 29)

Construa uma boa rede de relacionamentos com stakeholders-chaves e os lucros acompanharão. (pág. 31)

As empresas trabalham melhor quando definem cuidadosamente seu(s) mercado(s)-alvo(s) e preparam um programa de marketing sob medida. (pág. 37)

Podemos distinguir entre cinco tipos de necessidades:

Necessidades declaradas (o consumidor deseja um carro barato)
Necessidades reais (o consumidor deseja um carro cuja manutenção, não o preço inicial, seja baixo)
Necessidades não declaradas (o consumidor espera bons serviços do revendedor).
Necessidades de prazer (o consumidor compra o carro e recebe um mapa rodoviário do país).
Necessidades secretas (o consumidor deseja ser visto pelos amigos como inteligente e orientado para o valor do produto).
A chave para o marketing profissional é entender as necessidades reais dos consumidores melhor do que qualquer concorrente. (pág. 38)

Atrair um novo consumidor pode custar cinco vezes mais do que agradar um consumidor leal. (pág. 39)

“O propósito de minha empresa vai além de satisfazer os consumidores. Nosso propósito é encantar os consumidores.” (um executivo da Lexus japonesa)

95% dos consumidores insatisfeitos não reclamam; muitos apenas deixam de comprar. A melhor coisa que uma empresa pode fazer é facilitar o processo de reclamações dos consumidores. (pág. 39)

Dos consumidores que registram uma reclamação, entre 54 e 70% comprarão novamente da organização se sua queixa for atendida. O quadro chega a 95% se o consumidor achar que a reclamação foi rapidamente resolvida. Os consumidores que reclamaram a uma organização e foram satisfatoriamente atendidos resolveram comunicar o fato a cinco pessoas sobre o tratamento recebido.

Recuperar consumidores perdidos é uma atividade de marketing importante e, frequentemente, custa menos do que atrair novos compradores. (pág. 39)

Marketing não funciona quando é meramente um departamento; funciona apenas quando todos os funcionários valorizam seu impacto sobre a satisfação do consumidor. (pág. 40)

Incluir em todas as suas descrições de cargo uma explicação impacto de cada tarefa sobre o consumidor. (pág. 40)

O significado literal de Coca-Cola em chinês é “Morda o girino de cera”. A Coca-Cola solucionou esse problema usando quatro caracteres em mandarim significando “Alegria da lata, alegria da boca”. (pág. 43)

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