segunda-feira, 30 de março de 2009

A linguagem da cruz

Eu sei que pra muita gente a tal da quaresma é apenas um período entre um feriadão e outro... entre o Carnaval e a Semana Santa. Mas para mim, é algo mais.

A quaresma é um período onde através da Igreja, Deus nos convida a nos voltarmos para Ele através de sua Boa Nova. Pois "eis agora o tempo favorável por excelência. Eis agora o dia da salvação" (2Cor 6,2b). Deus nos convida a reencontrá-lo em meio às dores da vida e os vazios do mundo.

Sim, o homem moderno, rodeado de tecnologia, não conseguiu espantar de si a dor que é inerente à sua natureza. Nem o vazio que é do tamanho de Deus e só por Ele pode ser preenchido. Neste tempo favorável, Deus se apresenta mais uma vez como solução para nossas vidas. Como sentido diantes das dores do mundo.

Ele não promete uma vida sem dores. Mas consegue preencher o vazio com o sentido para o sofrimento. É por isso que Ele alerta que se alguém quiser ir após Ele "renuncie a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e" siga-o. Portanto, se alguém procura um Cristo sem cruz, encontrará uma cruz sem Cristo. Ou seja, um vazio ainda maior.

Mas o que é esta cruz que ainda hoje tantos repudiam? São Paulo diz que "a linguagem da cruz é loucura para aqueles que se perdem, mas para aqueles que se salvam, para nós, é poder de Deus" (1Cor 1,18). "Anunciamos Cristo crucificado", "que para aqueles que são chamados", "é Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus" (1Cor 1,23s), continuou.

O próprio Jesus explicou ao fariseu Nicodemos: "Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário qeu seja levantado o Filho do Homem, a fim de que todo aquele que crer tenha nele vida eterna" (Jo 3,14s).

Diante desta coletânea de textos que vivificam minha vida, gostaria de convidá-los a olhar para este Cristo, uma vez morto, para colocar diante dele todas as suas dores e vazios. Foi pra isso que ele passou por isso, para carregar o peso de todos os nossos pecados. Para que, uma vez ressuscitado, possa levar todos à sua vida eterna, no novo céu e na nova terra.

Só quem entende o sacrifício da cruz é capaz de ter uma experiência verdadeira com o Cristo Vivo e Ressuscitado. E isto é Páscoa!
Feliz páscoa pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário