quarta-feira, 24 de junho de 2009

Anuidade de cartão de crédito

Hoje estive conversando com papai e um amigo a respeito de tendências de tecnologia, convergência, economia e culinária, dentre outros assuntos. Quando surgiu um assunto que eu já tinha pensado em postar por aqui e agora o faço, antes que esqueça novamente.

Acredito que dentro de dois a cinco anos ninguém precisará mais pagar anuidade de cartão de crédito. Quem é daqui do Nordeste, especificamente do Recife, já há um bom tempo sabe o que é isso através do cartão Hipercard, criado pelo grupo JCPM inicialmente para o Supermercado Bompreço. Mas com o tempo o cartão terminou ficando mais independente, de forma que hoje é aceito em todo o território nacional, sendo administrado hoje pelo Unibanco. Em outra linha, o Bompreço não é mais do JCPM, mas sim da multinacional Wal Mart, depois de ter passado por outros grupos também multinacionais.

Bem, enfim, por aqui os dois cartões de melhor aceitação são o Mastercard e o Visa. Eu tenho os dois. Nos últimos anos tenho me alternado entre estes, fugindo de pagamento de anuidades, por considerar um abuso do ponto de vista da prática, e não do direito. É que, de cada compra que fazemos, cerca de 5% do valor já fica na operadora do cartão de crédito. Se além disso pagamos também anuidade, significa que o cartão está ganhando duas vezes, ganhando dos dois lados.

Muitos já sabem que pra fugir da anuidade uma prática que costuma dar certo é ensaiar um cancelamento. Ligar pra lá e alegar desistência. Com esta ameaça, muitas vezes é possível anular a cobrança, mas outras vezes o melhor resultado obtido é uma redução de até 80% do valor inicialmente proposto por eles. Mas também é possível que eles aceitem a solicitação de cancelamento sem muita questão, o que significa que os que ligarem pra blefar correrão um risco.

Mas a oferta de operadoras de cartões de crédito tem crescido, e com isso se você tiver o cancelamento de um não sem dificuldade poderá encontrar outro que lhe ofereça o mesmo benefício da anuidade gratuita no primeiro ano. Um exemplo é o oferecido pela americanas.com, que também oferece descontos significativos exclusivos para usuários do seu cartão e também meia entrada no cinema para as salas do Uci em todo o território nacional.

Bom, pra ilustrar, um fato. Como meu cartão Mastercard Itau estava em fase de renovação e a anuidade tinha sido cobrada, pedi redução da taxa, quando consegui reduzir para quatro parcelas de oito reais. Já havia pagado duas, mas aí recebi uma proposta do cartão Mastercard pelo Submarino com anuidade grátis. Então, resolvi pedir cancelamento do cartão Mastercard Itau. Pra minha surpresa, a atentende não só ofereceu isenção das pastelas restantes como também ofereceu trinta reais de bônus em fatura se até o último dia de julho eu tiver gasto duzentos reais. Em outras palavras, não cobrarão anuidade e ainda me pagarão para que eu use o cartão!

Ainda faço uma observação sobre o texto acima: cuidado com os cartões da Submarino! Eu tive uma péssima experiência com este sob a bandeira Aura. Eu adquiri o cartão sobre promessa de anuidade gratuita, só que não vi que, por sua vez, eles se reservam ao direito de cobrar uma taxa de R$ 2,99 sobre o valor da fatura. Quer dizer: você paga um extra por usar o cartão, e não paga nada se não usar. Eles não querem que você use? Bom, não sei, só sei que considerei abusiva esta taxa, julguei de má fé e pedi cancelamento após o primeiro uso, de uma compra parcelada em 8 meses. "Mas o senhor continuará pagando a taxa nos próximos meses, enquanto receber a fatura", disse a atendente. Sabe o que fiz? Liquidei todas as parcelas restantes de uma única só vez pra não receber mais faturas e não pagar estas taxas. Pronto. Então, se você for fazer cartão na Submarino, seja da bandeira Aura, seja da bandeira Mastercard, esteja atento a estas cobranças.

Diante de tudo isso, como visionário que sou, faço minha previsão: em cinco anos não precisaremos pagar mais anuidade de cartões de crédito. Eles não só serão oferecidos gratuitamente como procurarão oferecer planos de fidelização (com pontos ou bônus) cada vez mais diferenciados, a fim de vencer a concorrência.

Previsão feita, anotem o que digo e voltem pra conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário