sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Expectativas (de novo!)

Vez por outra somos provocados a atender as expectativas das pessoas ao nosso redor. Sempre haverá alguém se dizendo frustrado com seu comportamento, dizendo que esperava mais, que você deveria se esforçar mais, prestigiar mais.

Lamentável. Porque nenhum de nós veio predestinado a viver em virtude do outro, seja filho, seja pai, seja mãe, seja marido, seja esposa. As decisões que tomamos na vida têm uma projeção muito além disso.

A melhor forma de honrar as pessoas a quem amamos não é nos tornando o que elas querem que sejamos. Pois não há filho, pai ou mãe, marido ou esposa, por melhor que seja, que consiga dar conta de todas as nossas expectativas, e mesmo aquele que mais atende as expectativas talvez não tenha educado da melhor forma possível.

Deus Pai tem poder para atender todas as nossas expectativas. Mas não atende, por mais que nos ame. Isso deve nos ensinar algo.

Aqueles que nos amam devem ficar felizes com a nossa realização, e para isso devem aceitar que nossa plena realização não consiste em atender as expectativas que fazem a nosso respeito. Ao contrário, devem se alegrar em perceber que as suas virtudes pessoais estão sendo, gratuitamente, imitadas por nós. Esta é uma bela forma de honrar uma educação.
É bom estarmos por perto de quem amamos quando eles querem, mas melhor ainda é quando eles precisam de nós.

Nada me cansa mais do que ser cobrado por algo que esperavam de mim, como se houvesse uma maldade bruta em minhas ações. E é este cansaço que hoje ponho nas mãos da mãe do céu, que nunca, nunca me frustrou. Que sempre me acolheu em seu regaço acolhedor.

Mãe das Graças, rogai por mim, e por todos os meus. Sobretudo neste que é o seu dia. Amém.


Expectativas é um tema recorrente neste blog. Leia a postagem anterior clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário