sábado, 26 de dezembro de 2009

"Respeite meus cabelos brancos!"

Há alguns anos testemunhei uma discussão entre um jovem e um adulto onde um ponto alto da discussão foi quando o último usou o seguinte argumento, como se fosse um coringa que viesse a por fim ao impasse: "respeite os meus cabelos brancos!"
Depois disso comecei a obervar tudo o que se passava ao redor e como os "de cabeça branca" utilizam sua condição. Sim, os mais velhos precisam ser respeitados. Os negros precisam ser respeitados. As pessoas com deficiência física precisam ser respeitados. Os gordos precisam ser respeitados. Os homossexuais precisam ser respeitados. Os padres e freiras precisam ser respeitados. Mas... e os jovens, não precisam ser respeitados?

Este é o ponto desta postagem. Às vezes tenho a impressão de que os idosos, que vêm se perpetuando em nossa sociedade a partir da melhoria da qualidade de vida pelo avanço da medicina (nas mãos dos jovens cientistas), vêm desgastando sua imagem abusando dos direitos que têm. Outro dia eu estava numa fila onde uma senhora idosa, na fila preferencial, simplesmente passou à frente de uma gestante, que também é cliente preferencial, dizendo que tinha que passar a frente. Entendam bem, não pediu permissão, ela se deu permissão, se deu ao direito. E passou na frente. Uma tremenda mal-educada. Pronto, agora estou eu faltando com o respeito? Ela tinha cabelos brancos, eu não.

Seguinte, galera, vamos com calma. As pessoas precisam conquistar seus direitos, independente da condição que possuem. É preciso fazer por merecer. Não posso exercer meu direito sendo desrespeitoso com os demais. Isso é um absurdo, um abuso.

Portanto, "cabeças-brancas", tenham bom senso e lembrem-se de que um dia foram jovens também. E que eles também têm argumentos e necessidades próprias, inclusive a pressa que lhes é comum. Sejam inteligentes e mostrem que chegar a tal idade não foi fruto do acaso, mas de uma vida conduzida com sabedoria.

Em tempo: enquanto procurava por imagens para esta postagem, achei uma reportagem dizendo que os cabelos brancos são um sinal de estresse. Portanto, está decidido: clientes preferenciais também nos psicólogos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário