quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Seria melhor se as impressoras fossem alcoólatras


Há um mês recebi um spam de um tal de Edvaldo Costa chamando a atenção para o preço dos cartuchos de tinta de nossas impressoras. Apesar da natureza da mensagem a reflexão é válida, pois está longe de ser mais um boato sem fundamento.
Pensem bem: quanto custa uma garrafa de um litro de Johnnie Walker? À título de curiosidade, encontrei uma garrafa gold label (18 anos) por R$ 499. A tradicional red label custa R$ 79,99. Cotada na Americanas.com.

Agora, na mesma loja, quanto será que custa o cartucho de impressora? Pra nos confundir, as diferentes marcas apresentam padrões com quantidade diversificada. Assim fica mais difícil comparar entre os diversos modelos disponíveis no mercado.

O cartucho de tinta Epson preto de 5ml para impressoras C79, CX 4900 e CX 5900 custa R$ 24,90. Isto significa que compraríamos um litro por R$ 4.980,00. Compraríamos quase 10 garrafas de Johnnie gold ou ainda 62 da red label. O problema é que nossas impressoras não imprimem movidas a uísque, por melhor que ele seja.

O mesmo exercício pode ser feito com o cartucho de tinta HP preto de 10ml, vendido ao custo de R$ 64,90. Compatível com as impressoras DJ3320, 3520, 3650. OJ4315. FAX 1240. O custo do litro para este caso seria de R$ 6.490,00.

Mas, falando das impressoras... Quando forem comprá-las, não observem tanto o preço delas. A comparação do preço entre os mais diversos modelos é o que fará menos diferença. Procure saber quanto qual a quantidade e o custo do cartucho de tinta, e com esse parâmetro compare entre os modelos. Porque você observará que o preço da impressora em si é irrisório entre os mais diversos modelos, e que nas primeiras reposições de tinta você já terá gasto mais do que o que gastou na compra do modelo.

Fique de olho e não caia no golpe.
E na hora de beber o espumante no Reveillon que se aproxima, fique tranquilo. Pois o que você bebe custa menos do que o que sua impressora bebe, por mais ordinária que ela seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário