sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Os dez mandamentos para uma carreira bem sucedida

1. Seja flexível, isto é, não se especialize demais;
2. Invista na criatividade;
3. Aprenda a lidar com incertezas;
4. Prepare-se para estudar durante toda a vida;
5. Tenha habilidades sociais e capacidade de expressão;
6. Saiba trabalhar em grupo;

7. Esteja pronto para assumir responsabilidades;
8. Busque ser empreendedor;
9. Entenda as diferenças culturais;
10. Adquira intimidade com novas tecnologias.

Essas são recomendações da Unesco (órgão da Onu que estuda a evolução da Educação, Ciência e Cultura no mundo) para qualquer um que busque uma carreira bem sucedida neste mundo globalizado. Apesar de escrito em 1998, acredito que mantenha-se válido nos dias atuais.

Ao tocar no assunto, me dou conta da imensidão de amigos - sim, num percentual expressivo, talvez até a maioria - que vem estudando (ou pretende estudar) para prestar concurso, num sonho de tornar-se funcionário público.

Cada um sabe o que quer, mas quanto a mim, continuo focando em minha carreira acreditando que posso conquistar o meu lugar ao sol, nadando contra a maré, matando um leão por dia. Sigo tomando novo fôlego diante de cada desafio, ciente de que cada um deles que é vencido torna-me mais forte.

E você, sabe o que te move?

Nenhum comentário:

Postar um comentário