sexta-feira, 12 de abril de 2013

É no fogo que se prova o ouro

A gente não pode dizer que ama alguém até conhecer o que de pior essa pessoa pode vir a te oferecer. Se o relacionamento sobrevive a isso, então é amor.

Há muitos que dizem que quem ama não faz sofrer. Isso é muito bonito no país das maravilhas. Porque o verdadeiro amor não tem como privar o outro do sofrimento que produz o próprio crescimento. E quem ama, quer que o outro cresça, por mais doloroso que venha a ser.

Relacionamento é relar, isto é, gastar, desgastar, produzir faíscas e gerar combustão; fazer as coisas se moverem. Se alguém diz que se relaciona com a gente, simplesmente concordando conosco em tudo e não acrescentando nada, não está se relacionando conosco, está apenas produzindo eco.

Relacionamento gera ressonância. Relacionamento transforma ideias, muda pessoas. O que eu digo e faço ao outro produz algo que muda a mim e ao outro, ainda que seja nas minúsculas coisas, em pequenos detalhes do ser, do pensar, do se comportar. Agregam valor.

Talvez você tenha lido até aqui aplicando esses pensamentos a pessoa por quem você tem paixão e pretende passar o resto de sua vida. Mas não é isso, simplesmente. Escrevi isso pensando em algo mais abrangente. Qualquer tipo de relacionamento, seja ele marital, fraternal, filial ou profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário