sábado, 3 de maio de 2008

Qualquer dia amigo eu volto a te encontrar...

Se tinha uma coisa que não me faltava há uns 15 anos atrás eram amigos. Eu era extremamente popular na escola e no grupo de jovens da igreja. Inclusive tinha muitas amigas, parece que elas me escolhiam como confidente, e não poucas me contavam sobre seus sonhos, suas paixões, suas desilusões. Eu tinha muitas amigas, eu tinha bons amigos - como não lembrar da Mathilla... - eu era muito feliz.

Só me faltava um grande amor, mas mesmo assim eu sabia valorizar esta falta de uma companheira conhecendo-me a mim mesmo.

Depois veio a fase dos compromissos. Como que para expulsar a abelha que ficava buzinando no meu ouvido "você é irresponsável", "você não serve pra nada", eu assumia responsabilidades facilmente. A única condição era que me valorizassem. Daí, rapidinho assumi papéis de liderança na comunidade, na igreja. Isso me fez mais popular do que nunca.

Foi quando comecei a namorar pra valer, e aí eu cometi uma falta grave. Passei a negligenciar as amizades, a deixá-las em segundo, terceiro, quarto plano. Não me dedicava mais a eles. Foi o primeiro grande erro da minha vida. Minha noite não tinha estrelas, mas apenas, quando muito, a Lua. E, vocês sabem... a Lua tem suas fases.

Hoje eu me pergunto: "Onde estão meus amigos?"
Eu não soube guardá-los e preservá-los. Não agüei. Não dei sol. Não dei luz. Enfim, deixei secarem, murcharem. Morrerem.

Há pessoas que passaram pela minha vida que nunca esquecerei. Mesmo assim, aceitei a distância como um fato natural da vida. Será que é? Não sei. Mas eu vi muitos amigos partirem e sequer desejei-lhes boa sorte.

Alguns deles foram vítimas de minha intolerância e incompreensão. Enquanto seus erros muitas vezes consistiam apenas em se preocupar comigo e querer o melhor. Tudo bem, não fizeram isso da melhor forma. Sem falsa modéstia, eu teria feito melhor. Mas eu também erro... não sou perfeito... e eles sabem disso, e ainda assim fizeram o que podiam. Estes me observam de longe... fiéis, apesar de minha indiferença.

Hoje não é o dia da amizade. Mas é o dia em que revejo minhas prioridades e meus valores. Quero resgatar amizades perdidas ou prejudicadas por meu descaso. Não sei o que conseguirei efetivamente fazer a respeito, mas ter consciência já é um primeiro passo...

Canção da America (Milton Nascimento)

2 comentários:

  1. Meu amigo,

    "O importante é estar pronto para, a qualquer momento, sacrificar o que somos pelo que podemos vir a ser". (Charles Du Bois)

    Reconhecer que erramos com nossos amigos deixando-os em segundo plano é uma atitude que só os corajosos são capazes de tomar.

    E esse desejo de regastar essas amizades perdidas ou prejudicadas é o primeiro passo...
    Parabens!
    E conta comigo sempre!

    "Os amigos são a forma de Deus cuidar de nós"

    ResponderExcluir
  2. Meu Amigo,
    Grande presente de Deus na minha vida, não tenho como agradeçer a tudo que fez por mim estes longos anos de amizade!

    O texto acima escrito por você só me leva a acreditar que nós somos capazes de muito mais do que já foi feito!

    Sou sua fã!

    Gabi

    ResponderExcluir