sexta-feira, 29 de maio de 2009

Controle seu nível de estresse

A palavra Estresse já foi aportuguesada. Vejam o que diz o Aurélio:

(do Inglês stress) s.m. Conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa e outras, capazes de perturbar-lhe a homeostase; estricção
As três imagens apresentadas a seguir são usadas para medir o nivel de estresse de uma pessoa:






Quanto mais lento as formas pareçam mover-se maior sua habilidade em lidar com o estresse. Quanto mas nervoso você for, mais rápido verá a movimentação das imagens. Conta-se que crianças vêem as imagens estáticas (paradas).

Nenhuma destas imagens apresentada têm movimento. Todas são absolutamente estáticas.

Se as formas se movimentarem muito, provavelmente você está precisando de férias. Enquanto as férias não chegam, um relaxamento ajuda! Experimente: funciona mesmo...

Volte para a tela de uma das imagens. Olhe para as formas em movimento, respire fundo três vezes seguidas segurando um pouco a respiração e sinta o ralaxamento. Vá soltando o ar lentamente - sempre olhando a imagem, repita o relaxamento algumas vezes. Você notará que as formas irão diminuir a velocidade.

Se está sob tensão, pare e faça um relaxamento por alguns minutos. E seu estresse desaparecerá ou diminuirá muito. Se não sabe fazer relaxamento, procure aprender.

Há muitas e muitas publicações sobre o assunto. Uma dica é o livro “Relaxe e seja feliz”, da Dra Núbia Maciel França.

Colaborou: Mônica Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário